Centro Respiratório – Fisiologia II

Centro Respiratório
São aglomerados de neurônios que são responsáveis pelos impulsos nervosos da contração dos músculos respiratórios. Há contração quando existe o estímulo, e relaxamento quando há ausência de estímulo.

Podemos dividir funcionalmente o Centro Respiratório em três áreas:
1 – Área de Ritmicidade Medular (Medula Oblonga)
Tem como principal função coordenar o ritmo da respiração. Dentro dessa área, existem duas outras: a da Inspiração e a da Expiração. Havendo diferença entre a respiração tranqüila e a forçada, devido ao fato de que enquanto a respiração normal dura 2 segundos, a forçada dura 3, e esse tempo é justamente a duração do estímulo de cada um.
Na respiração tranqüila normal, apenas a área inspiratória se mostra ativa, enquanto que a área expiratória só vem a tona durante a ventilação forçada.

2 – Área Pneumotáxica
É responsável pelo controle da transição entre a respiração e a expiração. Localizada na área superior da ponte,essa área tem função inibidora. Ela inibe o estímulo da inspiração, antes que os pulmões fiquem completamente cheios de ar. Ela, basicamente limita a inspiração.

3 – Área Apnêustica
Tem função de ativar a respiração profunda e de maior duração.Também é responsável pela transição entre inspiração e expiração

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s