Questão da Cesgranrio – Petrobrás 2008

Pergunta: O procedimento que pode ser enquadrado no 4o Nível de

Prevenção da cárie dental é o(a)
(A) capeamento pulpar direto.
(B) selamento de fossas e fissuras.
(C) fluoretação da água.
(D) radiografia interproximal.

(E) nutrição adequada no período de formação dos dentes.

Resposta Comentada:

Essa questão é extremamente importante, pois aparece com frequência nos concursos. Existem 5 níveis de Prevenção da carie dentária:

Primeiro nível (Promoção de saúde): Neste nível estão todas as medidas tomadas para o aumento da resistência do organismo do hospedeiro. Estamos buscando algo mais geral, não só contra a cárie, mas contra todos os problemas de saúde. Nutrição adequada, moradia e saneamento básico são algumas propostas.

Segundo nível (Proteção específica): Neste nível, já tomamos medidas mais específicas para a doença cárie. Uso de substâncias fluoretadas, selantes de fóssulas e fissuras, dieta não cariogênica são exemplos.

* OBS: O primeiro e segundo nível se encontram na categoria de PREVENÇÃO  PRIMÁRIA.

Terceiro nível (Diagnóstico precoce e tratamento imediato): Mesmo investindo na promoção de saúde e proteção específica, a danada da cárie resolveu aparecer, mas ainda está numa fase inicial e é logo diagnosticada. Nesse nível ainda podemos usar meios para remineralizar a estrutura dentária. O uso de selantes também pode entrar neste nível. Exames para diagnóstico como radiografias também se encontram aqui.

*OBS: O terceiro nível se encontra na categoria de PREVENÇÃO SECUNDÁRIA.

Quarto nível (Limitação do dano): A cárie já está numa fase avançada, com cavitação. Vamos usar os meios que nos restam para limitar o dano. Restaurações, endodontias, próteses fixas unitárias. Tudo para tentar salvar o remanescente dentário.

Quinto nível (Reabilitação do indivíduo): É…Nada deu certo e o dente teve que ser extraído. Nesta fase se encontra a reabilitação protética, para reintegrar o indivíduo à sociedade.

*OBS: O quarto e quinto nível se encontram na categoria de PREVENÇÃO TERCIÁRIA.

Agora que já revisamos, vamos a nossa resposta correta: Dentre as alternativas, a que se enquadra no 4o nível é a letra A, Capeamento pulpar direto.

Bibliografia:

http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=760

 
Postado por Dr. Claudio Gaspari às 05:55 3 comentários
About these ads